Alunos do público estão melhor preparados para ter sucesso no ensino superior
Enquanto as escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames, a
formação no ensino público potencia o sucesso dos estudantes no ensino superior.
As conclusões são de um estudo da Universidade do Porto, que acompanhou o
percurso académico de 4280 alunos.
O estudo da Universidade do Porto debruçou-se sobre 4280 estudantes admitidos
no ano letivo de 2008/09. Destes, 2226 concluíram 75% das disciplinas nos
primeiros três anos da universidade. Aqueles que tiveram melhores resultados
eram provenientes de escolas públicas.
José Sarsfield Cabral, pró-reitor da Universidade do Porto, disse ao Público,
que avançou com a notícia, que “as escolas privadas têm grande capacidade para
preparar os alunos para entrar (no ensino superior), mas o que se verificou é
que, passados três anos, estes alunos mostraram estar mais mal preparados para a
universidade do que os que vieram da escola pública”.
Estas conclusões vêm assim combater a ideia de fracasso do ensino público. “O
desempenho dos estudantes no superior requer habilidades e capacidades que não
são aquelas que decorrem de o aluno saber muito bem a matéria dos exames”,
refere o pró-reitor.
José Sarsfield Cabral deu como exemplo o árduo caminho que alguns alunos
provenientes de escolas de província têm de percorrer até chegar à universidade,
salientando que isso os apetrecha de qualidades “que um aluno demasiado
protegido não tem”.
“Os alunos das privadas saem-se pior porque estão habituados a ser mais
acompanhados”, admitiu Sarsfield Cabral.
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